Ciúme o Vilão dos Relacionamentos



Casal ciumento


Em maior ou melhor proporção, pelo menos em algum momento da vida todo mundo já sentiu ciúmes, é um sentimento inerente ao ser humano. Mas em que momento o ciúme se torna um problema na relação amorosa?

Afinal o que é o ciúme?

É um estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem, medo de perder alguma coisa.

Quando o ciúme vira obsessão

Muitas vezes o medo da perda acaba virando uma obsessão, e a pessoa começa a controlar os passos do(a) amado(a), e coisas simples do cotidiano como sair com os amigos, visitar a família, happy hour com colegas de trabalho etc, torna-se um pesadelo.

A pessoa muito ciumenta fica pensando o tempo todo na possibilidade de uma traição, abandono, ou ser trocada por outra pessoa, isso pode prejudicar vários setores de sua vida, o foco é somente nesse sentimento, e acaba esquecendo o trabalho, a faculdade, os amigos etc.

Quem nunca deixou de fazer algo para evitar briga com o parceiro? Se você está nessa situação, cuidado! Não se prive de sua vida social por conta de ciúmes, se você ceder sempre vai ser difícil dizer não depois.

A causa do ciúme

É normal colocarmos a culpa de nossas imperfeições nas outras pessoas, um exemplo típico é quando uma mulher coloca uma roupa mais provocativa, e o homem acaba colocando a culpa do seu ciúme exagerado nessa situação, dizendo: “Foi ela que provocou”.

Segundo o psicólogo Albert Ellis, especializado em terapia de casal e sexo "O ciúme tem a ver com a insegurança e baixa autoestima". Uma pessoa muito insegura com sua aparência, e personalidade, tem maior chance de se tornar uma pessoa ciumenta, chegando ao estágio possessivo.

Estar bem consigo mesma, em pleno equilíbrio reflete na relações pessoais, então o problema não está no outro e sim em você. 

Como driblar o ciúmes

Primeiro ponto é assumir ter ciúmes para você e seu parceiro.Cuidado com a forma de falar, converse de uma forma correta sem agredir com palavras.

Abra seu coração, dizer o que sente não é se humilhar, se tiver alguma coisa incomodando, diga! Uma boa conversa aproxima o casal. 


Dicas para os ciumentos de plantão


Quando a gente ama quer ver o outro feliz! Esse é o sentido da relação amorosa, sermos felizes e fazer o outro feliz. O ciúme não vai impedi uma traição, ou você ser trocado por
outra pessoa, pelo contrário, esse tipo de comportamento vai afastar o parceiro de você. A individualidade é muito importante na vida das pessoas, com isso, respeite o espaço do companheiro.


Então controle suas emoções, e siga essas dicas!

  • Respeite os hobbies do parceiro                 
  • Não faça chantagens emocionais
  • Melhore a sua autoestima, se ame!                                         
  • Não faça cenas ou escândalos em público
  • Aceite a família e amigos do companheiro
  • Mantenha um diálogo saudável 

Muitos pesam que demonstrar ciúmes é prova de amor, não caia nessa!  Qualquer demonstração de ciúmes é um desrespeito a liberdade do outro, fiquem atentos!
Esse sentimento é o causador de brigas, discussões, e agressão física, não deixe chegar a esse ponto.

O suporte do amor é o diálogo, então conversar é o melhor remédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Cursos Grátis Online

Conheça o Coletor Menstrual